,

Ateu

 
 

Termo pejorativo é um vocábulo que designa algo reprovável, desagradável. Resumindo a ópera, algo errado. E o que isso tem a ver com o título da postagem? Tudo. Em princípio, ateu se refere a quem não crê em divindades, mas hoje parece até um xingamento: “Seu ateu”. Até o Aurélio lhe dá significado de ímpio. Por quê?
Os religiosos constantemente associam a violência, o descaso pelo próximo, a falta de humanidade dos dias atuais com a ausência de deus no coração, a falta de fé. Como se qualquer ateu ou agnóstico por não crer em uma divindade estivesse fadado a ser um mau caráter, um infeliz. E muitas passagens da bíblia corroboram com isso, vinculando a descrença a desvios de caráter: “Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” (I Coríntios 7: 14).
O engraçado é que de acordo com o Censo 2010, 15 milhões de brasileiros se declaram irreligiosos, destes ,13 milhões de ateus e agnósticos. Fica a dúvida? Será que toda esta gente é infeliz, ou pior, são todos maus caráter; imundos, como diz a bíblia? Globalmente falando 2,3% das pessoas são ateias, 161 milhões de indivíduos “sem o temor de deus em seus corações”. Um caso a se pensar e discutir seriamente.
E se ateu virou um xingamento, imagine espírita, gnóstico. Sem contar que os adeptos das diversas religiões africanas são genericamente chamados de ‘macumbeiros’.
Como se vê, não é uma espécie de preconceito, um conhecimento pré-estabelecido; é um conceito largamente difundido e assimilado pela cristandade. Pois se a maioria dos fiéis é alienada e não procura se informar sobre a história da própria religião, quanto mais sobre a dos outros; seus líderes formados em teologia sabem muito bem, mesmo assim ignoram e continuam a desferir suas palavras caluniosas contra os que pensam diferente.
Há inúmeros ateus com contribuições significativas para a humanidade: Nietzsche, Marx e Einstein (que é judeu de nascimento e muitos erroneamente o apontam como cristão e lhe atribuem frases fictícias, coisas do Facebook) são bons exemplos disso. A lista é imensa, como é imensa a lista de cristãos, judeus, islâmicos com contribuições decisivas para este planeta. Porém, ao que parece, os ateus não esperam nenhuma recompensa eterna. Se há um ou mais deuses acima de nós? Quem sabe? Contudo, aqui embaixo no inferno, todos nossos demônios são iguais.