,

Veja! Olhe o rosto de Jesus!

Por: Hugo Jardel* 
Não são incomuns os casos de pessoas que retratam ter visto Jesus em vários lugares inusitados! Interessante é que se formos ver é uma semelhança interessante! Tal como as músicas tocadas de trás para frente que nos dizem coisas engraçadas, cômicas e satânicas. Há de tudo enquanto nesse universo! “Tudo é possível” diriam os mais afoitos, mas afinal, o que é Pareidolia?

Antes de irmos para a palavra engraçada, vamos para a Porta dos Fundos! Não, não estou com safadeza! Estou falando do canal do Youtube que no dia 19 de Agosto de 2013 postou esse vídeo sobre uma cena não tão comum em uma visita de rotina ao ginecologista! Coisa do Fábio Porchat que escreveu esse roteiro genial! Genial por não citar nomes de religião, por não mostrar qualquer símbolo explícito de alguma preferência religiosa, e ainda sim direcionar uma piada a um ato comum já visto na mídia televisiva várias e várias vezes: Pareidolia.

Pareidolia é ilusão visual imaginária, em que se vêm imagens fantásticas e/ou fantasiadas.
(12:57 do dia 21 de Agosto de 2013

Paredes úmidas são alguns dos locais favoritos de aparições de santos como esta. Religiosos enxergam ali a virgem Maria.

No vídeo os médicos e pessoas presentes começam a orar por causa que a imagem de Jesus apareceu na genitália da mulher! Claro que o povo vai ficar de mimimi e dizer que é falta de respeito, que é blasfêmia, etc. Nesse momento lembro o quanto as pessoas se contradizem, afinal Jesus, que também é Deus, é onipresente, ou seja, está em TODOS os lugares e faz coisas que a mente humana não entenderia, escrevendo certo por linhas tortas! É, no mínimo, para rir! Afinal, o humor tem liberdade para retratar os absurdos que são cometidos no cotidiano (e a religião está no cotidiano, portanto entra no bolo). E entrando nos méritos dos limites do humor, se é imoral fazer piadas com questões religiosas, também não deveria ser permitido piada com gays, pretos, gordos, loiras, portugueses, etc. Rir só é bom quando não faz parte do grupo dos escolhidos, não é? Essa hipocrisia reina amarga no Youtube e na internet em geral com comentários de baixo calão e sem um mínimo de cabimento.

Já diria o filósofo francês Descartes: “Os sentidos nos enganam”. E além da Pareidolia, temos o Déjà Vu, Paralisia do Sono e tantos outros fenômenos mentais que são levados literalmente a sério, quando não passam de mecanismos do cérebro.

Apreciar uma piada sem estudar provoca raiva infantil e desnecessária. Fica a dica. E para você que quer ver imagens sobre Pareidolia, segue link.


*Professor de Filosofia formado pela UFPI.

***
Hugo Jardel e o Vinte e Dois da coluna Se é que você me entende, tentam trazer o bom hábito de leitura que muitos perderam ao entrar na Era Facebook com tirinhas e memes.

***
Críticas, elogios, xingamentos, doações, ofertas, dízimos, erros ou qualquer outra coisa é só deixar um comentário.